Sistema de Ensino - Colégio Dom Bosco | Programa Bilíngue
I (11) 4971-6250 | II 4457-4846 | III 4452-1526 | V 4991-3334/4991-4413

REGULAMENTO PROVA DE BOLSA 2022




Este regulamento considera:


Este regulamento considera:

▪ Declaração pública de pandemia em relação ao novo Coronavírus pela Organização Mundial da Saúde - OMS, de 11 de março de 2020, assim como a declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional da OMS, de 30 de janeiro de 2020;

▪ Lei no. 13.979, de 06 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre medidas para enfrentamento da situação de emergência em saúde pública de importância internacional decorrente da Covid-19, bem como a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional - ESPIN veiculada pela portaria no. 188/GM/MS, em 04 de fevereiro de 2020;

▪ Aprovação pela Câmara dos Deputados de Mensagem Presidencial no. 93/2020, que reconheceu o estado de calamidade pública no Brasil;

▪ Aprovação dos decretos do Estado de São Paulo e da Cidade de Santo André com medidas de restrição e prevenção vigentes até o presente momento;

Por fim, considerando a impossibilidade da realização de uma prova presencial em decorrência de todas as razões acima expostas, bem como nossa responsabilidade em evitar aglomerações em ambiente escolar, o Colégio Dom Bosco Santo André DECIDE manter o modelo de aplicação da Prova de Bolsa, conforme os itens e subitens divulgados a seguir:

a) A inscrição ocorrerá de forma on-line, vai link específico de acordo com a Unidade de ensino em que o candidato pretende estudar.

b) A prova será realizada em dias pré estabelecidos, no formato online, através das plataformas TEAMS e FORMS contratada para realização da prova que deverá ser acessada pelo aluno conforme orientações deste regulamento.

c) Conteúdo da prova: Matemática (10 pontos), Gramática (10 pontos), Interpretação de Texto (5 pontos) e Redação (25 pontos) do ano cursado em 2020.

d) Não haverá revisão de provas.

e) As inscrições deverão ser feitas pelo site do colégio a partir de 2 de agosto de 2021.

f) O Colégio Dom Bosco Santo André concederá bolsas de estudos em percentagens, de até 50% de desconto na mensalidade, de acordo com o desempenho do candidato, que só pode ser calculada após a correção das provas;

g) As bolsas conquistadas na Prova de Bolsa 2022 NÃO são cumulativas com eventuais descontos já obtidos no Colégio.

h) A bolsa de estudos alcançada pelo aluno é garantida por todo período escolar do aluno, não podendo ser acumulada com outras promoções ou bolsas.
i) É reservado ao Colégio Dom Bosco Santo André o direito de revisão da bolsa em algumas situações, entre elas: aproveitamento insuficiente, questões disciplinares e inadimplência.


1. Cronograma

Inscrições: a partir de 2 de agosto de 2021.

Data prova: 2 e/ou 9 de setembro – APENAS ALUNOS NOVOS

Divulgação dos resultados: 10 dias após realização da prova on-line

Período de matrícula: Matrículas estão sujeitas a disponibilidade de vagas! Mais informações direto com a secretaria do Colégio.

O Colégio Dom Bosco Santo André reserva o direito de transferir o desconto concedido ou a vaga a outro candidato após data de matrícula.


2. Orientações técnicas

Para realização da prova, o aluno deverá certificar-se quanto às especificações de hardware, software e equipamentos de forma antecipada. São elas:

• ser Administrador da máquina (computador pessoal), em função da necessidade de possível instalação de plug-in;
• navegadores permitidos: Firefox ou Chrome;
• conexão de internet: 1 mega ou superior;
• teclado Português (Brasil ABNT ou ABNT 2);
• webcam e microfone
• não serão permitidos equipamentos móveis de qualquer tipo (celulares, smartphones, tablets, ou qualquer outro). Sendo necessário utilização de computador e/ou notebook, para evitarmos possíveis problemas de incompatibilidade com o sistema.

3. O Colégio Dom Bosco Santo André utilizará o e-mail e whatsapp cadastrados pelo aluno no ato da inscrição para comunicar oficialmente outras informações que se tornem necessárias para realização da prova online.

4. A prova on-line ocorrerá com monitoramento remoto, com o qual o candidato é acompanhado ao vivo pelo monitor, por meio de vídeo (câmera) e áudio (microfone). Toda a prova será gravada em áudio e vídeo.

5. É de responsabilidade do aluno a leitura e o aceite das instruções para realização da prova e a garantia da conectividade com a internet durante a realização.

6. O Colégio Dom Bosco Santo André enviará o link para download e instalação (se desejado) da plataforma com 2 dias de antecedência da prova. Lembrando que é possível o acesso apenas pelo navegador da internet.

7. O aluno deverá ter instalado, na máquina em que realizará a prova online, microfone e câmera habilitados para monitoramento durante todo o período de prova. A câmera e o microfone devem estar descobertos e captando claramente imagem do candidato inscrito e som ambiente durante a realização da prova. É proibido também o uso de fones de ouvido e headphones.

8. O aluno deverá acessar a plataforma com 20 minutos de antecedência do horário da prova para checra funcionamento de áudio e vídeo.

9. Por se tratar de uma prova, o aluno deve certificar-se de estar em um local calmo e silencioso, com assento confortável, em um ambiente bem iluminado e arejado, com iluminação adequada no seu rosto e roupas confortáveis. Água, chocolates e outros alimentos adequados devem estar próximos ao aluno a fim de evitar deslocamentos.

10. O aluno deverá ter conexão estável de rede (Internet) para realização da prova, uma vez que o Colégio Dom Bosco Santo André não se responsabiliza por problemas técnicos de conexão.

11. A câmera filmará o candidato durante toda a realização da prova e fará capturas de imagem para o banco de imagem de avaliação.

12. O microfone fará gravação do áudio captado durante a realização da prova e será usado para o monitoramento e avaliação do candidato.

13. Será autorizada a utilização de folhas de rascunho apenas para fins de anotações e elaboração de cálculos pelos candidatos. Durante a realização do teste, o monitor pode entrar em contato com o aluno por áudio, pedindo-lhe que mostre tais folhas, via webcam, para averiguação de conteúdo.

14. Vestimenta: ao longo da prova, o aluno não poderá usar gorro/touca, casaco com capuz, boné ou qualquer acessório ou vestimenta que dificulte a identificação facial. O candidato deve se vestir adequadamente para a realização da prova, sendo passível de desclassificação o aluno que fizer a prova vestido inadequadamente (sem camiseta ou apenas roupas íntimas, por exemplo).

15. Capturas de tela sem o aluno, com outra(s) pessoa(s) ou consultando dispositivos eletrônicos e que possam sugerir infração de algum tópico deste regulamento poderão resultar na desqualificação do candidato o ato ou após análise de imagens.

16. Softwares como antivírus e firewall, que impeçam o acesso exclusivo do navegador seguro ao computador, deverão ser desativados no período de realização da prova, a fim de evitar problemas de compatibilidade entre o navegador seguro e o software do equipamento do candidato.

17. Iniciada a prova, o candidato não poderá, de forma alguma, se ausentar da captação de imagem, sob pena de ter sua prova finalizada pela monitoração remota.

18. Caso ocorra uma falha de energia ou de conexão com a internet, a prova poderá ser retomada seguindo os mesmos passos iniciais, a partir da autorização remota. No entanto, tais desconexões serão monitoradas e quaisquer atividades suspeitas serão consideradas para as tomadas de decisões a respeito do teste do candidato.

19. É proibida a utilização de qualquer aparelho eletrônico ao longo da prova. Consultas no computador (internet, arquivos e anotações no computador), a demais materiais externos (livros, anotações, gravações e afins) e pessoas também estão proibidas.

20. Caso identificado qualquer tipo de violação pelo candidato às regras citadas neste regulamento, culminará em desqualificação imediata do aluno no processo seletivo.

21. É proibido fotografar, gravar ou fazer captura de tela (print screen) de qualquer questão e etapa da prova sob pena de desqualificação do aluno no processo seletivo.

22. A qualidade da conexão de internet e equipamentos (computador, microfone e câmera) utilizados é de inteira responsabilidade do candidato.

23. O único documento válido para a correção da prova serão os dados coletados pelo sistema ao longo da prova. Todos os dados serão levados em consideração na classificação do candidato.

24. Será excluído da Prova de bolsa 2022 do Colégio Dom Bosco Santo André o candidato que, além das hipóteses previstas neste Regulamento:
  24.1. se apresentar após o horário permitido para a realização do exame;
  24.2. não comparecer a prova, seja qual for o motivo alegado;
  24.3. se ausentar do ambiente captado pela câmera ou da plataforma de prova;
  24.4. estiver fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação (smartphones, celulares etc.);
  24.5. lançar mão de meios ilícitos para execução das provas.

25. Casos omissos neste regulamento serão analisados pela equipe diretiva do Colégio Dom Bosco Santo André.


CLIQUE NO ÍCONE DA UNIDADE CORRESPONDENTE A QUE DESEJA ESTUDAR PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO:

UNIDADE I
UNIDADE II
UNIDADE III
UNIDADE V




Boxed
Wide

Papel de parede